domingo, 17 de junho de 2012

ALGUMAS FOTOS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ











Como executar o projeto


Relatório de Execução
Projeto interdisciplinar, artes e história.
 O meu projeto é uma atividade interdisciplinar que alia a arte com a história de Rondônia.
O meu interesse é fazer com que as crianças do 5° ano da escola Auta de Souza, compreendam melhor o percurso da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, já que se trata de um pedaço importantíssimo da história de nosso Estado. Para isso eu pensei neste projeto juntando a história e a artes visuais, através da história em quadrinhos, onde o aluno vai recriar os caminhos da Estrada de Ferro.
Para isso eu precisarei que a escola me disponibilize, o espaço do laboratório de informática para criação da história em quadrinhos, o data show para explanação do programa Haga Quê, a impressora e um espaço para expor as histórias em quadrinhos.
Em um Primeiro momento será feito a explanação sobre a história de Rondônia, e em especial a história da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com o incentivo a pesquisa para uma futura recontagem. Essa parte fica com a professora de história, onde ela incentivará a pesquisa usando para isso além das apostilas didáticas, a internet para que as crianças possam visualizar bem as fotos antigas que lá existem e assim poderem ter uma ideia de como foi feita e qual o seu real percurso. 
Depois entra o trabalho da professora de artes no qual será feito uma explanação sobre a história em quadrinhos desenvolvendo uma oficina com habilidades para desenhos artísticos, explorando traços, figura humana e outros.
Para a opção de se recriar a história em quadrinhos no computador que é a que pretendo usar, será realizada uma oficina para o desenvolvimento do uso de programas de computadores no laboratório de informática com o programa HQ, um software especial para historia em quadrinhos.  
Após as oficinas, será realizada a junção dos trabalhos de história e artes onde os alunos deverão recontar a historia da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com história em quadrinhos.
Por fim esta história será montada em formato de revistinhas para uma exposição aos outros alunos da escola.
Espero que este projeto sirva como exemplo de despertar a  motivação no ensino de história usando a artes com suas ferramentas pedagógicas em uma ação interdisciplinar, trazendo ao aluno o vivenciar da história, deixando de ser uma atividade meramente decorativa.